A Malwee se mantém, pelo 6º ano consecutivo, como a marca brasileira com maior pontuação (68%) do Índice de Transparência da Moda Brasil (ITMB). Para elaborar o ranking, o Instituto Fashion Revolution Brasil analisou 60 das principais marcas de moda do mercado nacional, a partir de dados divulgados publicamente sobre suas políticas, práticas e impactos.
O que é o Índice de Transparência da Moda Brasil (ITMB)?
O Índice de Transparência da Moda Brasil (ITMB) é uma iniciativa que busca avaliar e promover a transparência das empresas de moda no Brasil em relação às suas práticas sociais e ambientais. Este índice foi desenvolvido com o objetivo de incentivar a prestação de contas e a melhoria contínua das empresas do setor em áreas como condições de trabalho, impacto ambiental, cadeia de suprimentos, entre outros aspectos relevantes para a sustentabilidade da indústria da moda. O ITMB geralmente avalia as empresas com base em critérios específicos e publica os resultados para informar os consumidores e partes interessadas sobre o desempenho das empresas em relação à transparência e responsabilidade socioambiental.
O que o Índice de Transparência da Moda Brasil (ITMB) leva em consideração?
O ITMB avalia mais de 250 indicadores, entre temas como direitos humanos e da natureza, igualdade de gênero e racial e descarbonização. Esses indicadores, por sua vez, estão distribuídos em 5 grandes seções:
- Políticas e compromissos;
- Governança;
- Rastreabilidade;
- Conhecer, comunicar e resolver;
- Tópicos em destaque.
“O resultado reafirma nosso compromisso em liderar não apenas como uma marca, mas como uma força transformadora no cenário da moda. Acreditamos na importância de revelar a origem e o processo de fabricação de cada peça, permitindo que os consumidores tenham informações para definir suas escolhas. Estamos dedicados a impulsionar uma mudança positiva, guiando nossa indústria em direção a práticas mais sustentáveis e transparentes, sempre com a visão de um futuro onde a moda seja sinônimo de responsabilidade e harmonia com as pessoas e o planeta”, destaca a CEO do Grupo Malwee, Gabriela Cirne Lima. Para o Instituto Fashion Revolution Brasil, comunicar sobre os reais impactos socioambientais da produção das nossas roupas é essencial. Embora haja um aumento de marcas que divulgam sua pegada de carbono, os demais indicadores apresentaram pouco crescimento e se mantêm baixos.
O que é pegada de carbono?
A pegada de carbono é uma medida que quantifica a quantidade total de gases de efeito estufa (principalmente dióxido de carbono, CO2) emitidos diretamente ou indiretamente por uma pessoa, organização, evento, produto ou atividade. É uma forma de avaliar o impacto ambiental em termos de emissões de gases que contribuem para o aquecimento global e as mudanças climáticas.
O Grupo Malwee, em seu Relatório de Sustentabilidade detalha suas evoluções do Plano 2030, que entre suas metas prevê a redução de 50% das emissões de gases de efeito estufa em relação à 2019, marca que teve 32% a menos que no período anterior. Confira também o ITMB completo
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