Estela Miazzi: Conheça a artista de Água para o que Importa

Um dos destaques da coleção Água para o que Importa é que as estampas das peças foram assinadas pela artista plástica Estela Miazzi, paulistana radicada em Recife que tem a água do mar como matéria-prima de inspiração criativa. As obras dela são todas em aquarela, simbolizando um profundo mergulho na imensidão azul das águas.

Confira mais sobre suas inspirações e seu processo criativo:
Como nasceu sua inspiração pelo mar?

 Olhando pra dentro. Entendendo que somos imensos, contraditórios, que temos desconhecidos, fraquezas, tempestades, naufrágios e transparências. Acho político levantar todos os dias e tentar nomear minhas emoções, olhar pros meus sentimentos e pras minhas contradições. 

É resistência. Dizer que o que tu sentes importa e que tá tudo bem. Às vezes a gente transborda e às vezes a gente não sabe lidar com o mundo. Assim como o mar físico une povos e continentes, o mar interno nos une na imensidão que carregamos e que somos.

"Gosto de sentir coisas inteiras. Tornar palpável sentimentos e emoções, entendo e tentando respeitar o quão complexo somos, contraditórios e que tudo muda."
Estela Miazzi

CONTA MAIS SOBRE SEU PROCESSO CRIATIVO E AS TÉCNICAS QUE UTILIZA.
 
 

Meu processo criativo vem desse mergulho interno, de olhar o outro e entender o quão frágil, imenso, esquecido, prepotente ele é, e que ele também sou eu. Gosto de escutar o som do mar, de me sentir inteira, minúscula, pertencendo e integrada ao todo. 

Acho que faço o que eu faço só pra lembrar que está tudo bem ser quem nós somos, lembrar que somos parte de um todo e que na natureza a gente relembra disso. Lembrar que a gente carrega com a gente todo o mar do mundo.

Para traduzir tudo isso eu utilizo a aquarela, pois é o único que permite se desaparecer. A aquarela é um pigmento que só funciona quando misturado à água. Assim como nossas emoções, ela tem tempo próprio, tem diálogos, danças e transparências.

 A aquarela permite que eu traduza os silêncios, os movimentos, inseguranças e tentativas frustradas de controlar o mundo. A aquarela permite que a gente reflita sobre essa necessidade de controlar e definir tudo à nossa volta.

"O trabalho surge da observação do outro como ponto de partida e ponto de chegada. Como a gente se identifica e se reconhece no outro. Tem também um olhar para dentro, para nossas contradições, nossos silêncios e imensidões. Tem muita vulnerabilidade, porque, por diversas vezes, eu sou o outro."
Estela Miazzi
Fotos por: Ivson Santo | @santoivson

 


Conta mais sobre a parte de poesia nas suas obras.
 

A palavra e o desenho foram meus primeiros jeitos de traduzir o mundo, de registrar minha existência, meu tempo vivido e tempo imaginado. Às vezes a palavra vira desenho, mas não deixa de ter som, textura, significado e significante. Às vezes a aquarela vira palavra e sempre tem som, textura, significado e significante.

 

Como foi o processo de estampar sua arte em produtos? Já tinha feito algo similar?

Desde que minha arte foi pro mundo, ela encontrou diversos suportes para existir. Cada arte é diferente e ao mesmo tempo todas elas só existem para que a gente lembre que temos em nós todo o mar do mundo. Lembrei disso quando vi a coleção pela primeira vez. 

Vestir uma aquarela é tornar um sonho – muito íntimo, muito pessoal – em realidade. E ver outras pessoas envolvidas e vestidas é um ‘sentimento oceânico’ (quando nos sentimos pertencentes, integradas e integrantes ao mundo).

As obras de Estela Miazzi ficaram incríveis e você pode escolher a que mais combina com você para vestir todos os dias! Confira a coleção completa no site e aproveite!