Você já ouviu falar em “Lowsumerism”? Na tradução livre, o termo significa “menos consumismo” e dá nome ao movimento que tem ganhado muito espaço por incentivar o consumo consciente e a sustentabilidade. E é sobre esse assunto que falamos no Festival Clube de Criação 2021, que aconteceu no último dia 23. Vem saber tudo!
Guilherme Moreno, Gerente de Marketing da Malwee, participou da Mesa “Lowsumerism – Por que Sustentabilidade é Garantia de Futuro”, mediada por Chiara Gadaleta, consultora em moda sustentável. O encontro reuniu profissionais de outras áreas para abrir a discussão de como o assunto é trabalhado em diferentes áreas e perspectivas.
De olho na sustentabilidade
Guilherme comentou sobre a importância de constantemente transformarmos o jeito que a gente pensa e faz as coisas na moda. Temos iniciativas sustentáveis antigas e recentes, sempre de olho para que elas continuem vivas e acontecendo. Com o passar dos anos e com muitas inovações tecnológicas disponíveis, isso foi muito importante para continuar com o conceito de moda sem ponto final.
Como a sustentabilidade já faz parte da nossa história, ao longo dos anos focamos em diferentes pontos da indústria que queríamos mudar. O Jeans feito com um copo de água foi um deles, pensando na redução de água na produção.
Transparência na hora de falar
Ouvir nosso consumidor também é um dos pontos super importantes para criar uma moda mais consciente. A gente entende que muitas pessoas ainda estão aprendendo sobre sustentabilidade e que vestir uma roupa que tem menos impacto pode mudar o mundo. Hoje, sabemos como é importante repassar a informação e deixar a comunicação mais transparente: falar mais sobre uma moda que dura mais e que é feita com respeito à natureza. Isso tudo pensando em peças acessíveis e que são lindas!
Não queremos transferir a decisão da responsabilidade para o consumidor, mas sim mostrar que é possível fazer boas escolhas. Se conseguimos cumprir isso, nosso cliente também se sente parte desse movimento por um futuro mais sustentável para o planeta.
Uma das últimas novidades da nossa coleção e que é um grande exemplo de comunicação mais simples e direta foi o Tingimento Natural, feito com extrato de amoras.
Quem nunca comeu a fruta e ficou com as mãos todas manchadas? É essa proximidade que queremos trazer cada vez mais e criar um papo que simplifique o caminho entre sustentabilidade e moda.
Para finalizar, Guilherme diz que a palavra-chave para Lowsumerism é respeito: com a Terra, com as pessoas e com as coisas que são feitas e descartadas.
Sabemos que a indústria da moda é uma das mais poluentes e hoje temos muitos espaços para falar sobre isso (ainda bem, né?). Aqui na Malwee, a sustentabilidade já faz parte da nossa história e por isso sabemos da nossa responsabilidade como empresa. Adoramos participar do evento e queremos cada vez mais falar sobre consumo consciente e novas ideias para um mundo melhor!
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