Entenda a diferença entre a calça pantalona e a wide leg

Aprenda a montar looks com a calça pantalona e a wide leg.

Cada vez mais encontramos roupas que tem o fit perfeito, seja no corpo ou com o nosso estilo. E com tantas opções disponíveis, pode ficar um pouco difícil escolher, não é mesmo? Por isso, chamamos nosso time de Estilo para te ajudar a entender a diferença entre duas calças que são queridinhas no guarda-roupa feminino: a calça wide leg e a calça pantalona.

Com modelagens similares, são calças que ganharam força há alguns anos e continuam em alta nas últimas temporadas. Todo esse sucesso se deve ao extremo conforto que elas possuem, além de serem alternativas bem versáteis às calças clássicas, como o jeans

Se você quer saber mais sobre essas calças, vem com a gente para conhecer todas as diferenças entre elas e confira dicas de como combiná-las. 

O que é uma calça pantalona?

A calça pantalona é uma das peças precursoras quando falamos em calças femininas. Criada no começo do século 20, ela foi inspirada na alfaiataria masculina, com detalhes como bolsos embutidos e pences. Ela surgiu para ser uma alternativa às saias: trouxe a praticidade das calças masculinas, mas com o volume e amplitude das já conhecidas roupas femininas

Para ajudar a entender melhor, chamamos a estilista Izabella Cavalcante do nosso time de estilo para explicar um pouco mais sobre o assunto. Segundo ela, a calça pantalona feminina é mais ampla que a calça wide leg. Ela vai abrindo ao longo da perna, desde o quadril. É uma modelagem cheia de movimento, já que tem bastante volume na perna. 

Normalmente é feita com tecidos que favoreçam essa fluidez e deem um bom caimento, como por exemplo, o tecido ou malha de viscose. Você também pode encontrar em bases de alfaiataria (a versão mais clássica), como também a calça pantalona jeans

O que é uma calça wide leg?

Wide Leg ou “perna ampla” traduz exatamente como é essa calça. Também originária do século passado e inspirada nos uniformes de marinheiros, a calça wide leg tem a modelagem reta e fica mais ampla na barra, segundo Izabella. Ou seja, ela conta com uma perna mais larga também, porém menos ampla do que a calça pantalona

É um modelo que se popularizou muito nos últimos anos, principalmente a versão da calça wide leg jeans. Isso porque ela conta com muito conforto e versatilidade, podendo ser encontrada em diversas matérias-primas. Na nossa coleção, tem modelos em malha, tecido de viscose, sarja e até mesmo em jeans sustentável. É uma peça que pode ser usada em qualquer momento do dia a dia, seja qual for a ocasião.

Qual é a principal diferença entre a wide leg e pantalona?

Saiba as diferenças de calça wide leg e calça pantalona através de um estilista.

“A principal diferença entre elas está no volume. Enquanto a calça wide leg segue com a modelagem mais reta, a calça pantalona segue pro evasê.”

Izabella Cavalcante
Estilo Feminino

Com o corte evasê, a calça pantalona fica com um formato similar ao da letra “A”, sendo uma modelagem muito mais ampla do que a calça wide leg. Normalmente ambas possuem cintura média ou alta, para dar mais destaque para essa região. E claro, a amplitude nas pernas faz com que elas sejam opções super confortáveis para o dia a dia.

Ao longo dos anos desde suas origens, elas continuam mostrando como são peças atemporais e verdadeiros curingas no guarda-roupa, podendo ser usadas em qualquer época do ano. Mas e na hora de compor o look? Confira abaixo algumas dicas de como combinar esses dois tipos de calça e arrase no visual!

Aprenda como usar a calça pantalona

Na hora de criar um look com calça pantalona, tenha em mente que ela é similar a uma saia longa, com mais volume na barra. Então, é sempre legal pensar na proporção das blusas e jaquetas que quer usar, para criar uma combinação harmoniosa. 

Além de opções em calça, você também pode encontrar essa modelagem – e também a wide leg – no macacão feminino, uma alternativa bem elegante quando quiser um visual de impacto. Essa versão é ideal para quem ama um estilo retrô na hora de escolher as roupas, principalmente da década de 70. Vale escolher tons vibrantes ou até mesmo uma estampa. 

Caso queria compor com mais uma peça, nossa dica é jogar uma jaqueta de sarja por cima, que deixa a silhueta mais alongada ainda, além de te proteger nos dias mais frescos. 

Dicas de looks com a calça wide leg

Também é fácil de criar um look com a calça wide leg! Por ser versátil, você pode escolher a que mais tem a sua cara – seja lisa, estampada, em jeans ou em malha. Aliás, uma ótima opção para quem é fã dessa modelagem é ter mais de um tipo de calça wide leg no guarda-roupa. As versões lisas são curingas para combinar com blusas e as estampadas são ótimas para a época de férias e praia. 

Já se você tem dúvida na hora de comprar a sua, nossa dica é apostar em um modelo atemporal, como a de Jeans. As lavagens claras estão bem em alta e ficam ótimas para os dias mais quentes. Para não ter erro, escolha uma peça clássica para combinar, como uma camisa soltinha. 

Agora que você sabe tudo sobre a diferença entre a calça pantalona e a calça wide leg, pode conferir a nossa coleção no site e escolher todos os modelos que amou!