Better Cotton: Entenda mais sobre algodão sustentável

Você já ouviu falar no termo “Better Cotton”? Muito se fala sobre ele quando o assunto é algodão sustentável, mas às vezes pode parecer complicado entender sua importância e como ele faz a diferença. Continue lendo para saber de forma simples tudo sobre essa organização. Vem com a gente!

AFINAL, O QUE É BETTER COTTON?

Criada em 2005, a organização sem fins lucrativos surgiu durante uma mesa redonda liderada pela WWF com o intuito de criar um programa de sustentabilidade para o algodão, uma das fibras mais utilizadas nas indústrias
têxtil e de moda.

Em tradução livre, a missão do “melhor algodão” é ajudar comunidades de algodão a sobreviver e crescer, assim como proteger e restaurar o meio ambiente. Ou seja, pensar na produção do algodão seguindo os três pilares de sustentabilidade:


COMO FUNCIONA?

Tudo começa com a coleta do algodão produzido pelos agricultores licenciados, que seguem as diretrizes do Better Cotton. A forma mais rápida e descomplicada para rastrear o volume de fibra utilizado é o sistema de volume da cadeia de abastecimento chamado Balanço de Massa. Parte do algodão licenciado é substituído pelo algodão convencional em diversas produções, como na nossa malharia em Jaraguá do Sul.

Assim, quando você ver uma etiqueta que leva o logo da Better Cotton, isso quer dizer que foram investidos a missão e os métodos de produção sustentável de algodão da organização. Importante: Como é utilizado o sistema de volume Balanço de Massa, ele não pode ser rastreado em qualquer produto final.

Aqui no Brasil, a ABRAPA (Associação Brasileira de Produtores de Algodão) implementou a organização, que já conta com milhares de membros participantes ao redor do mundo.

POR UMA MODA CADA VEZ MAIS SUSTENTÁVEL

 

Sustentabilidade está no nosso DNA e já fazemos roupas com menos impacto antes mesmo de virar moda. Nosso plano ESG 2030 tem metas ambiciosas para conseguirmos criar coleções que sejam melhores para as pessoas e para o planeta.

Um dos nossos grandes diferenciais é criar boa parte das nossas malhas, utilizando processos mais limpos e melhor uso de recursos naturais. Agora que temos a Better Cotton como parceira, estamos ainda mais próximos de criar uma moda ainda mais sustentável!

Fontes:

* Segundo estimativa do International Cotton Advisory Committee (Icac)