O que é armário cápsula, quais vantagens e como montar

Mulher andando com jaqueta jeans e blusa básica verde.

Já teve aquela sensação de abrir o guarda-roupa e pensar: “Não tenho nada para vestir”? Esse pensamento, muito recorrente nos dias de hoje, é um sinal para rever quais peças você tem comprado ultimamente.

É aí que o armário cápsula entra para facilitar a vida de quem procura descomplicar a escolha do look e se interessa pelo conceito de moda sustentável.

Vem com a gente que vamos explicar tudo sobre e dar várias dicas de como colocar isso em prática!

O que é armário cápsula?

Apesar de parecer recente, o termo armário cápsula surgiu na década de 1970 com a estilista Susie Faux, que criou uma coleção em que todas as peças pudessem ser combinadas entre si, com um visual mais minimalista e atemporal.

Porém, o conceito só se popularizou mais recentemente, com o crescente interesse em comprar roupas de uma forma mais sustentável e menos acelerada. 

A ideia do armário cápsula tem tudo a ver com o “menos é mais”: ter peças essenciais, versáteis e que vão combinar com o seu estilo, independente de tendências.

Ou seja, roupas que vão render mais tempo no seu guarda-roupa, por serem atemporais e curingas.

Um conceito que tem tudo a ver com a gente aqui na Malwee, principalmente com a nossa linha de Básicos e Essenciais.

Quais vantagens do armário cápsula?

O armário cápsula pode parecer complexo, mas ele vai trazer muitos benefícios pra você. Olha só:

  • Otimiza o tempo na correria do dia a dia: você não perde tanto tempo escolhendo a roupa que vai vestir, já que as peças do armário cápsula combinam entre si;
  • Uma forma mais sustentável de consumir moda: escolhendo peças mais certeiras e condizentes com seu estilo, você também compra de forma mais consciente e ajuda o planeta;
  • Economiza espaço: ideal para quem mora em lugares que não possuem closet ou tem armários menores. Fica mais fácil visualizar as roupas e, assim, escolher mais rapidamente o look.

Como montar um armário cápsula?

Se você curtiu o conceito e quer montar um armário cápsula, primeiro é preciso fazer aquela limpa no guarda-roupa.

Separe as roupas que você sempre usa e que combinam facilmente com outras peças, que podem ser usadas em muitas ocasiões.

O próximo passo é doar ou revender peças que ficam paradas no armário. Sabe aquela peça que você já comprou há tempos e usou só uma vez?

Por fim, guarde peças para momentos específicos, como vestidos de festa ou casacos para o inverno – contanto que sejam itens que tenham a ver com seu estilo e que você usará em outras ocasiões. 

Como organizar armário cápsula?

Feito isso, avalie os tipos de peças que você manteve e que serão o início do seu armário cápsula.

Você possui mais blusas ou calças? Está faltando algum item essencial? Liste tudo para visualizar mais facilmente o que você ainda precisa para completar o guarda-roupa. 

Apesar do nosso clima ser quente quase o ano todo, é importante pensar na divisão verão / inverno.

Além de peças-chave como camiseta, calças, shorts e camisa, leve em consideração peças para quando a temperatura baixar: agasalhos, casacos e calças mais quentinhas.

A quantidade de peças e cores também são importantes na hora de montar o seu armário cápsula. Confira:

Quantidade de roupas

Como falamos, a divisão entre estações é importante. Em média, é aconselhável ter 30 peças para verão e 30 peças para inverno.

Porém, como o clima brasileiro é mais quente, essa proporção pode ser diferente. Leve em consideração o lugar que você mora para entender o que faz mais sentido no seu dia a dia. 

Além disso, pense na sua rotina: você precisa vestir peças muito diferentes entre trabalho e lazer? Se sim, o seu armário cápsula pode ficar um pouco maior, com até 70 peças.

Afinal, ainda há muitos escritórios que exigem vestimenta formal, como o terno. 

Cores de roupas

O raciocínio acima também funciona na hora de escolher as cores. Os neutros, como preto, branco, azul marinho, tons de cinza e de bege são os mais versáteis no guarda-roupa.

Além de serem fáceis de combinar entre si, são atemporais e vão bem em qualquer estação do ano.

Mas se você é uma pessoa que ama cores, não se esqueça de incluir os tons que ama. Assim, seu armário cápsula mantém seu estilo pessoal. 

As estampas ficam numa proporção bem menor, já que elas mudam mais conforme as temporadas.

Mas se você não abre mão delas, escolha desenhos também atemporais e mais clássicos, como as listras e poás, por exemplo. 

Roupas básicas nas cores preta, azul, cinza e branco.

Quais roupas escolher para o armário cápsula?

Agora chegou a hora de escolher as roupas que vão compor seu armário cápsula! 

Já falamos que o seu dia a dia vai contar muito: você precisa vestir peças formais para trabalhar ou não? Você pratica algum esporte de forma recorrente?

Pense sempre nos diferentes momentos que compõem a sua rotina para entender quais peças (e quanto delas) faz sentido no seu guarda-roupa.

Porém, há peças que são essenciais e que com certeza você utilizará no seu dia a dia. Separamos em três grupos:

À esquerda, armário capsula com diversas roupas. À direita, calças jeans.

Agora que você já conhece tudo sobre o armário cápsula e amou o conceito, mão na massa para ter o seu! Se faltar alguma peça, você encontra várias opções no site Malwee para completar seu guarda-roupa.

A nossa coleção tem peças básicas e clássicas, com a qualidade que você precisa pra te acompanhar por muitas temporadas, confira agora mesmo!