Símbolo de proteção, conforto e abrigo, a árvore tem significados que ultrapassam a barreira da linguagem. Como já dizia um ditado hindu, “a árvore não nega sua sombra nem ao lenhador” e traduz muito bem sua representação de generosidade e potência em nossas vidas.
É essa admiração pela natureza que fez com que a árvore sempre estivesse presente na nossa história. Começando pelo Parque Malwee, fundado em 1968, até a viscose de reflorestamento presente nas coleções mais atuais, ela nos lembra constantemente da sua importância para a sobrevivência do planeta e do legado que deixamos através de gerações.
E hoje vamos falar sobre o Programa Plant.ar, uma iniciativa que tem tudo a ver com nosso DNA sustentável. Vem com a gente e saiba tudo sobre essa ação!
Por um planeta mais verde
No Estado de Santa Catarina, as ações de plantio vêm sendo realizadas por voluntários do Grupo Malwee, em parceria com a Fundação Jaraguaense do Meio Ambiente (FUJAMA), o que assegura que o reflorestamento seja feito de forma adequada, apenas com espécies nativas e observando as melhores técnicas para assegurar a recomposição da mata.
No Estado de São Paulo, as ações de reflorestamento são realizadas por meio de uma parceria entre o Instituto Malwee e Associação Corredor Ecológico do Vale do Paraíba, o Programa Plant.Ar tem como principal objetivo a recuperação de áreas verdes degradadas, por meio de ações de reflorestamento, com o intuito de reduzir as emissões líquidas de gases do efeito estufa e contribuir para a reposição das bacias hidrográficas que vêm sendo fortemente afetadas pelas mudanças climáticas.
Desde 2021, foi dado início ao plantio de mudas de árvores e a ação contou com o repasse de parte dos lucros das coleções Mãe Natureza e Árvore no último ano. Para Diana Zerbini Martins, presidente do Instituto Malwee, participar desta iniciativa é construir um mundo melhor para as futuras gerações.
“O plantio de árvores nativas, recuperando áreas de reabastecimento das bacias hidrológicas que atualmente se encontram degradadas, contribui diretamente para o combate à mudança do clima e para a revitalização das bacias, motivo pelo qual o Instituto decidiu se unir ao Corredor Ecológico para desenvolver esse projeto nas áreas classificadas como prioritárias pelo Projeto Nascentes, do Estado de São Paulo.”
Plant.Ar e a seu impacto positivo
A ação prevê o plantio de 2000 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica na Fazenda do Limoeiro, que fica entre os municípios de Jacareí e São José dos Campos em São Paulo. A bacia do Rio Paraíba do Sul abastece 15 milhões de pessoas residentes em municípios de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais e apresenta atualmente um déficit de 70 mil hectares de reserva legal e 10 mil hectares de área de preservação permanente.
Serão plantadas as espécies mais utilizadas para plantios de restauração florestal, tais como embaúba, araçá, guapuruvu, manacá, jacarandá, entre outras. A proporção é de 60% de árvores pioneiras e 40% secundárias.
Confira como o projeto Plant.AR ajudará o planeta:
- Sequestro de 142 toneladas de carbono no ambiente, ou seja, o equivalente à retirada de gás carbônico da atmosfera de uma viagem de um carro médio, da cidade de São Paulo a Morro de São Paulo, na Bahia, aproximadamente;
- Impacto na arborização, com o aumento da permeabilidade do solo e consequentemente o aumento da absorção da água da chuva para abastecimento do lençol freático;
- Refletirá também no retorno da fauna local, incluindo insetos e aves que são as primeiras a retornarem com a floração e frutificação das espécies, aumentando a cobertura florestal dos municípios.
Estamos muito orgulhosos de fazer parte de uma ação que vai impactar nosso futuro e trazer mais verde para o mundo!
Deixe um comentário