Dicas de como conservar suas roupas

Dicas de como conservar suas roupas

A gente sempre bate na tecla de uma moda atemporal e que não precisa ser trocada a cada estação. Além de fazer bem para o planeta, você cria um guarda-roupa consciente: com peças-chave que continuam lindas por muitas temporadas e que não saem de moda! Por isso, hoje a gente vai falar como conservar melhor essas roupas para que elas te acompanhem por muito mais tempo!

Não precisa lavar roupa toda vez que usa

Experimente diminuir a frequência que você lava suas roupas. Os tecidos, assim como qualquer outro material, sofrem em contato com químicos e muito atrito. Por isso, se as peças que usou não estão com manchas, odor ou qualquer outra sujidade aparente, não tem por que lavar por lavar. Além de aumentar a durabilidade delas, pense na economia de água e energia que você fará para o planeta (e para o seu bolso).

Trate suas peças com amor e cuidado

Como falamos, os tecidos e malhas das peças precisam de cuidado, assim como qualquer outra superfície que precise ser lavada. Pense nesses materiais como nossa pele: a temperatura da água, o atrito e estresse podem diminuir a vida útil das nossas peças. Evite torcê-las, deixa-las de molho por muito tempo com produtos químicos, esfrega-las com muita força ou deixa-las no calor excessivo.

Outra forma de cuidar das suas peças é prestar atenção nas cores e lavá-las por ciclo, para evitar qualquer desbote ou manchas. A tonalidade de cada peça também interfere na forma de como secá-las. Sol excessivo pode afetar a solidez de cores das peças e desbotá-las mais facilmente também.

De olho na etiqueta da peça!

Cada tecido tem suas características e é por isso que o fabricante sempre coloca aquelas etiquetas internas para que saibamos a melhor forma de cuidar das nossas roupas. Sem isso, seria muito mais fácil estragar as roupas.

Mas sabemos que entender as etiquetas com as instruções de lavagem e conservação pode ser uma arte! Por isso, fizemos uma “cola” para que você sempre possa consultar na hora da dúvida:

Veja o significado de cada símbolo na sua etiqueta

 

Não esqueça ela no guarda-roupa

Se sua peça for sazonal, lembre-se sempre de ter embalagens apropriadas para guarda-las. Sacos em TNT são melhores do que sacos plásticos para que as peças respirem melhor. Deixe sempre em locais que possam arejar e, de tempo em tempo, tire suas peças para tomar um ar.

E outra dica valiosa: não deixe peça parada no guarda-roupa! Se ficou muito tempo sem usar, por que não doar ou repassar para algum brechó ou pessoa que fará melhor uso?

Esperamos que com essas dicas de como conservar suas roupas, suas peças durem bem, que você possa utiliza-las por muito mais tempo e da melhor forma! Moda sem ponto final é isso: criar uma forma mais consciente de consumir, viver e pensar moda.